Home - blog tv

VIVENDO LEVE | BELEZA & SAÚDE

Saiba tudo sobre a saúde de seus cabelos, Hair Experts
Postado em 26/2/2009 15:49 por Aguinaldo Pettinati

Álcool com moderação traz velhice com menos incapacidade física

Dr. Ricardo Teixeira

Pesquisa recém publicada no periódico American Journal of Epidemiology revela que o consumo leve a moderado de álcool pode resultar num envelhecimento com maior nível de independência física.

A pesquisa acompanhou mais de 4 mil americanos acima de 50 anos de idade. O consumo de álcool leve a moderado foi definido como menos de 15 doses por semana ou menos de cinco doses em um único dia para homens e menos de quatro doses para mulheres. Um consumo de álcool acima desses limites foi classificado como alto consumo e abstinência alcoólica como até 12 doses de álcool no último ano. Independência foi determinada como a capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia como vestir-se, alimentar-se, higiene pessoal, caminhar, etc.

Ao longo de cinco anos, os indivíduos com consumo leve a moderado de álcool tiveram menos risco de tornarem-se dependentes para atividades da vida diária quando comparado aos abstêmios e àqueles com alto consumo de bebida. Esse efeito protetor do consumo moderado de álcool só foi relevante entre indivíduos que no início do estudo se auto-avaliaram como tendo uma saúde boa ou ótima, sugerindo que os efeitos positivos do álcool já não são mais detectáveis entre aqueles que já têm um estado de saúde comprometido.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrarado que o consumo moderado de álcool reduz o risco de doenças cerebrovasculares e demência, incluindo a Doença de Alzheimer. Essa pode ser uma das principais explicações para esse efeito benéfico do álcool no nível de independência física durante o processo de envelhecimento.


:: Dr. Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp. Atualmente, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (ICB) e dedica-se ao jornalismo científico.

 

Comentários dos Leitores



1. Já li textos "científicos" sobre as vantagens:
...que tomar mais que 4 cafés e menos que 9, para o coração, o cérebro, etc.!
...que tomar chá é melhor do que café .....!
....tomar vinho....!
.....alcool.....!
parece que a ciência está descobrindo a panacéia!
qual é o interesse fora do contexto?

Postado às 15:48 em 27/2/2009 por Antônio Luís Simões Nehemy (anehemy@enger.com.br)

2. Eu , (56Anos) meu pai vivo (84 anos) minha mãe (85) bebemos 1/4 de cálice só no natal e nos aniversários, mas eu nem isso.
E estamos saudáveis em todos os sentidos..

Postado às 1:31 em 28/2/2009 por Amaeu (santuccibravo@uol.com.br)

Adicionar Comentário

Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial.

Gostaria que estas informações sejam lembradas para o próximo comentário?

Digite os caracteres (em maiúsculas e minúsculas) que aparecem na imagem acima.

Home