Home - blog tv

VIVENDO LEVE | BELEZA & SAÚDE

Saiba tudo sobre a saúde de seus cabelos, Hair Experts
Postado em 24/9/2008 11:28 por Aguinaldo Pettinati

Leite desnatado combate pressão alta, indica pesquisa

A dieta preconizada pelo estudo DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension) apresenta resultados positivos no controle da pressão arterial, inclusive nos que usam anti-hipertensivos. O método foi realizado em alguns centros universitários nos Estados Unidos que estudou a relação da dieta e a hipertensão.



O que deve ser consumido: 4 a 5 porções de frutas, 4 a 5 porções de verduras/legumes, alimentos integrais, 2 a 3 porções leite desnatado e derivados, quantidade reduzida de gorduras saturadas e colesterol, maior quantidade de fibras, potássio, cálcio e magnésio. Carnes brancas (peixe e aves) e por gordura monoinsaturada.

O que deve ser reduzido: sal utilizado no preparo de alimentos e nos industrializados, bebidas alcoólicas, gordura saturada, gordura trans, redução de alimentos de alta densidade calórica, substituindo doces e derivados do açúcar por carboidratos complexos e frutas

Suplementação de potássio e cálcio

O consumo de potássio (alimentos ou suplementos) promove redução modesta da pressão arterial. Recomenda-se uma ingestão diária de 4,7 g/dia para os que apresentam função renal normal. Os alimentos mais ricos são feijão, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata, tangerina e laranja.

O leite desnatado, as frutas e verduras fornecem quantidade razoável de cálcio, magnésio e potássio, proporcionando efeito favorável em relação à redução da pressão arterial e de acidente vascular cerebral. Não há dados suficientes para recomendar suplementação de cálcio ou magnésio como medida para baixar a pressão arterial, mas o fornecimento pela alimentação é suficiente.

Cálcio e hipertensão arterial

O cálcio é um nutriente essencial para o funcionamento so sistema cardiovascular. Ingestão adequada de cálcio ajuda na manutenção em taxa normal de colesterol total, LDL (mau colesterol) e na regulação da pressão arterial.

São vários os estudos que analisaram a relação entre o cálcio ingerido e a taxa da pressão arterial. Há, ainda, controvérsias, mas sugerem a associação entre ingestão aumentada de cálcio e um menor nível da pressão arterial.

Recomendação: atender pelo menos a necessidade diária de cálcio para os adultos hipertensos ou não com leite desnatado.


 

Comentários dos Leitores



1. Adorei,porém gostaria de mais detalhes quanto aos produtos que possam auxiliar para combater os hipertensos

Postado às 10:08 em 24/10/2008 por Marcio Antonio Trombeli (www.marcio.trombeli@ig.com.br)

Adicionar Comentário

Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial.

Gostaria que estas informações sejam lembradas para o próximo comentário?

Digite os caracteres (em maiúsculas e minúsculas) que aparecem na imagem acima.

Home